CartaCapital
Vereador bolsonarista pede desculpas após agredir cinegrafista no RS
A equipe cobria as manifestações bolsonaristas em protesto contra a vitória de Lula; em nota, a RDC TV lamentou os ataques


Vereador pelo PRTB de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, Eliel Antônio Alvez se desculpou nesta quinta-feira 5 por ter agredido um integrante da equipe de jornalismo da RDC TV que cobria manifestações antidemocráticas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Porto Alegre. O caso ocorreu na última terça 3.
“O máximo que posso fazer é pedir desculpas para o rapaz. Não justifica o que fiz, reconheço que errei e quero me retratar”, disse o vereador, que também alegou estar arrependido do ato.
Os profissionais da emissora estavam cobrindo a desobstrução de vias próximas ao Comando Militar do Sul, bloqueadas por bolsonaristas em protesto contra a vitória de Lula (PL), quando foram abordados por integrantes do acampamento. Eles questionavam se a equipe possuía autorização para gravar imagens no local.
Apesar de os profissionais afirmarem que não precisariam de liberação para realizar o trabalho em um espaço público, o vereador agrediu o repórter cinematográfico Jocemar Silva.
NOTA OFICIAL
Equipe da RDC TV foi agredida na tarde desta terça-feira (03), no Centro de Porto Alegre. pic.twitter.com/Yu9ITKNpPd
— RDC TV (@RDCTVdigital) January 3, 2023
Após o ataque, os repórteres acionaram a Brigada Militar e registraram um boletim ocorrência por agressão na 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre.
Em nota, a emissora lamentou os ataques à imprensa e destacou que o cerceamento ao trabalho de jornalistas é, em si, um atentado contra a democracia. “Assim como já aconteceu há poucos meses, a emissora reafirma seu compromisso com o jornalismo e jamais cederá a qualquer tipo de coação.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Indígena bolsonarista preso no DF pede perdão a Lula e Moraes e diz ter errado ao atacar urnas
Por CartaCapital
Catador que carregava pedaço de madeira é morto após PM achar que ele portava fuzil
Por CartaCapital