Política

Acampamentos bolsonaristas estão em fase terminal, afirma Flávio Dino

Novo ministro da Justiça confirmou que algumas decisões sobre a segurança de Lula na posse só serão tomadas no dia 1º de janeiro

O ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou nesta quinta-feira 29 que os acampamentos de bolsonaristas em frente a quarteis generais do Exército estão em “fase terminal”.

A declaração ocorre no mesmo dia em que a Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal deflagraram uma operação que teve como alvos extremistas suspeitos de participar de atos de vandalismo em Brasília no dia 12 de dezembro.

“Todos os dias há avanços [na desmobilização dos acampamentos]”, respondeu o futuro ministro a CartaCapital. “Nós temos a convicção de que esses acampamentos estão em fase terminal, sobretudo em Brasília”.

Dino afirmou ainda que a velocidade com que os bolsonaristas serão retirados dos locais depende do futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Ainda hoje uma reunião será feita para avaliar os próximos passos.

Posse presidencial

Dino confirmou que algumas decisões sobre a segurança do presidente eleito Lula (PT) na posse só serão tomadas no dia 1º de janeiro. A possibilidade do petista usar colete a prova de bala e fazer o trajeto em um carro blindado não foi descartada.

“Os detalhes operacionais serão decididos no dia”, declarou Dino. “Tudo dependerá do ambiente concreto que se terá no dia primeiro, tanto no sentido político [dos manifestantes] quando no climático”.

O futuro ministro reforçou o discurso de Lula que, após anunciar os últimos ministros de seu governo, disse que “quem perdeu as eleições fique quietinho e quem ganhou tem o direito de fazer uma grande festa popular”.

“Os mandados [de prisão] estão sendo cumpridos”, comentou Dino sobre a operação desta quinta. “Esses mandados servem também de mensagens no sentido de que crimes cometidos estão sendo apurados. Todas as providências de monitoramento estão sendo feitas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo