Política
MDB confirma que Jader Filho e Renan Filho serão ministros de Lula
A expectativa é que Lula confirme as indicações na manhã desta quinta-feira; até o momento, 21 das 37 pastas já têm seus titulares confirmados


O senador eleito pelo Alagoas, Renan Filho (MDB), e o presidente do diretório da sigla no Pará, Jader Filho, serão ministros no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi antecipada pela CNN Brasil e confirmada a CartaCapital por integrantes da cúpula do MDB nesta quarta-feira 28.
O martelo sobre a indicação foi batido durante reunião entre integrantes da legenda com o presidente eleito.
Renan Filho será responsável pela pasta dos Transportes. Por sua vez, Jader Filho chefiará o Ministério das Cidades na gestão petista. O MDB também terá a senadora Simone Tebet à frente do Ministério do Planejamento.
Filho do senador Renan Calheiros, Renan Filho já foi governador do Alagoas e renunciou ao cargo para disputar uma vaga no Senado. Já Jader Filho é empresário, filho do também senador Jader Barbalho e irmão do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho.
A expectativa é que Lula confirme as indicações na manhã desta quinta-feira 29. Até o momento, 21 das 37 pastas já têm seus titulares confirmados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.