CartaExpressa
O currículo de Esther Dweck, nomeada para o Ministério da Gestão de Lula
Ex-assessorado Ministério do Planejamento no governo Dilma, a economista tem experiência em pesquisas sobre o setor público


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a economista Esther Dweck para chefiar o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, uma das 37 pastas do seu novo governo.
Dweck havia atuado no Grupo de Trabalho sobre Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição.
Professora associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dweck tem doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela instituição, com período-sanduíche na Scuola Superiore Sant’Anna di Studi, na Itália.
Além disso, é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia do Setor Público da UFRJ e tem experiência de pesquisas sobre regime fiscal, participação do Estado e crescimento liderado pela demanda.
Entre 2011 e 2014, a professora atuou no cargo de chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Nos dois anos seguintes, foi Secretária de Orçamento Federal da pasta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.