CartaExpressa

Polícia isola hotel de Lula no DF após bolsonaristas incendiarem veículos e tentarem invadir a PF

Apoiadores de Bolsonaro também atiraram paus e pedras na direção de agentes

Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal despachou seu Comando de Operações Táticas e a Polícia Militar enviou a Tropa de Choque para cercarem, nesta segunda-feira 12, o hotel onde está hospedado o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília. A polícia formou um cordão de isolamento na entrada do hotel.

A decisão foi tomada após manifestantes bolsonaristas danificarem carros estacionados no entorno da sede da Polícia Federal em Brasília e incendiarem um ônibus. Eles também tentaram invadir o prédio da PF e atiraram paus e pedras na direção de agentes.

O grupo supostamente protestava contra a prisão de um indígena que participava de manifestações golpistas na capital federal. Segundo o Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão temporária de José Acácio Serere Xavante, pelo prazo inicial de dez dias, por condutas ilícitas em atos antidemocráticos. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República.

Ao pedir ao STF a prisão temporária, a PGR argumentou que o indígena se utiliza “de sua posição de cacique do Povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso”.

Moraes concordou com as ponderações da PGR e anotou que as condutas do bolsonarista são graves e revelam os riscos de mantê-lo em liberdade, uma vez que Serere Xavante convocou expressamente pessoas armadas para impedir a diplomação de Lula e de seu vice Geraldo Alckmin (PSB).

Mais cedo nesta segunda, Lula e Alckmin foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral. A cerimônia, realizada sob forte esquema de segurança em Brasília, representou o encerramento oficial do processo eleitoral, por meio do reconhecimento de que os eleitos estão habilitados a exercer o mandato e cumpriram todas as formalidades.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.