Esporte
Com eliminação da Alemanha, penta do Brasil não tem chance de ser igualado em 2022
A seleção alemã tem 4 títulos e era a única que poderia chegar ao Brasil nesta edição, com a ausência da Itália


A seleção da Alemanha foi eliminada da Copa do Mundo do Catar, nesta quinta-feira 1º, mesmo com a vitória sobre a Costa Rica por 4 a 2.
Os alemães, que ainda não haviam vencido nesta edição, precisavam de uma combinação de resultados para não se despedirem do Mundial.
Com o desfecho dos jogos da terceira rodada da fase de grupos, avançaram para o mata-mata pelo Grupo E o Japão, em primeiro lugar, e a Espanha, na segunda colocação.
Com a ausência da Itália, que não se qualificou para a Copa, a tetracampeã Alemanha podia se igualar em títulos no torneio com o Brasil.
É a segunda vez consecutiva, porém, que os alemães são eliminados na fase de grupos – o fiasco já havia ocorrido na Rússia, em 2018.
Com isso, o caminho da seleção brasileira fica teoricamente mais simples, uma vez que pode não enfrentar campeões mundiais até a semifinal.
Além disso, as seleções que eliminaram o Brasil nas duas edições anteriores da Copa não passaram da fase de grupos nessa edição: Alemanha e Bélgica.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pela 1ª vez, 3 seleções africanas podem chegar às oitavas da Copa do Mundo
Por Marina Verenicz
Com nova tecnologia, bola da Copa do Catar precisa ser recarregada na tomada
Por Marina Verenicz