CartaExpressa
Lula e Ciro repudiam censura a matérias sobre imóveis dos Bolsonaro
‘Bolsonaro também vai querer colocar sigilo de 100 anos na matéria?’, questionou o petista


Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) reagiram, nesta sexta-feira 23, à decisão judicial de impor censura a reportagens do UOL sobre o uso de dinheiro vivo em 51 dos 107 imóveis comprados pela família Bolsonaro nas últimas três décadas.
“Será que o Bolsonaro também vai querer colocar sigilo de 100 anos na matéria do UOL sobre compra de imóveis em dinheiro vivo?”, escreveu Lula nas redes sociais, horas após a determinação do desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
Ciro, por sua vez, classificou a decisão como “lamentável”.
“Trata-se de um claro atentado à liberdade de imprensa, um ato de censura que relembra os tempos da ditadura. Tenho certeza de que essa equivocada liminar concedida pelo desembargador será cassada rapidamente”, prosseguiu. “Mas seja como for nada vai conseguir ocultar a corrupção escancarada da família Bolsonaro. Basta lembrar que, segundo o Datafolha, 69% dos brasileiros consideram que há corrupção no governo.”
Cavalcanti acatou um pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), sob o argumento de que as matérias traziam informações sigilosas contidas em um inquérito policial anulado pelo Superior Tribunal de Justiça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro promete colocar ‘ponto final em abusos’ e insiste: ‘Venceremos no 1º turno’
Por CartaCapital
Ipespe: a 9 dias da eleição, Lula cresce 3 pontos e Bolsonaro segue estagnado
Por Getulio Xavier
Bolsonaro e Flávio visitaram miliciano Adriano da Nóbrega na prisão, diz portal
Por CartaCapital