Política

‘Senador pelo Rio só tem um, e é Ceciliano’, diz Lula em meio a tentativa do PT de isolar Molon

Os petistas argumentam que os pessebistas descumpriram um acordo que viabilizou a aliança em torno de Marcelo Freixo

Ceciliano, Lula, Freixo e Alckmin na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Foto: MAURO PIMENTEL / AFP
Apoie Siga-nos no

O candidato do PT ao Senado pelo Rio de Janeiro, André Ceciliano, publicou nesta terça-feira 16 um vídeo com a participação do ex-presidente Lula. Trata-se de uma tentativa de isolar Alessandro Molon (PSB), que também se lançou à Casa Alta.

“Eu não tenho dois nem três candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro, eu tenho o companheiro André Ceciliano. E é nele que eu queria pedir para vocês votarem”, diz Lula na gravação. “Senador pelo Rio só tem um: André Ceciliano, o meu candidato.”

Nos últimos meses, PT e PSB tentaram superar as divergências e apresentar apenas uma candidatura ao Senado pelo Rio, mas fracassaram. A aliança em torno de Marcelo Freixo (PSB) para o governo fluminense esteve seriamente ameaçada, mas resistiu ao impasse.

Os petistas acusam os pessebistas de descumprir um acordo pelo qual o postulante da coligação ao Senado seria Ceciliano, em troca do apoio do PT a Freixo. Molon, por sua vez, disse neste mês que “nunca houve um acordo do PSB com o PT para que vaga ao Senado fosse cedida”.

Uma pesquisa Ipec divulgada nesta segunda 15 mostra que o ex-jogador de futebol Romário (PL) lidera com folga a disputa pela vaga de senador do Rio, com 27% das intenções de voto, ante 8% de Cabo Daciolo (PDT), o segundo colocado.

O pedetista aparece numericamente à frente dos adversários, mas tecnicamente empatado com outros candidatos. É o caso, por exemplo, de Molon e Clarissa Garotinho (União Brasil), que têm 7% cada. Há ainda Daniel Silveira (PTB) com 6% e Ceciliano com 4%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo