Política

Cid Gomes não apoia candidato de Ciro no Ceará, revela irmão dos pedetistas

Ivo Gomes, que é prefeito de Sobral, expôs nas redes sociais o racha na escolha por Roberto Cláudio como candidato ao governo do estado

Cid Gomes não apoia candidato de Ciro no Ceará, revela irmão dos pedetistas
Cid Gomes não apoia candidato de Ciro no Ceará, revela irmão dos pedetistas
Ivo, Cid e Ciro Gomes Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-governador Cid Gomes não apoia Roberto Cláudio, o candidato do PDT ao governo do Ceará escolhido por Ciro Gomes e pela direção estadual do partido. O racha entre os irmãos foi exposto nas redes sociais por Ivo Gomes, que é prefeito de Sobral e irmão da dupla.

“Apoio simplesmente não existe”, escreveu Ivo ao tratar do assunto em uma postagem no seu perfil. Ele reclamava que o PDT questionou na Justiça uma pesquisa eleitoral da Real Time Big Data que não coloca Cid como um apoiador do ex-prefeito de Fortaleza.

“Engraçado, pra não dizer outra coisa, o meu partido. Ignora e alija Cid do processo de escolha do candidato. Agora quer enganar os entrevistados de pesquisa exigindo na Justiça a menção de um apoio do mesmo Cid a RC”, reclamou Ivo em publicação feita na quarta-feira 3.

O ex-prefeito de Fortaleza foi escolhido por Ciro Gomes para garantir um palanque fiel no seu berço político. A escolha causou uma ruptura da aliança entre PT e PDT no estado, que já durava 16 anos.

A preferência de Cid era por Izolda Cela, que tinha aval do PT para manter a aliança. Atual governadora, ela deixou o PDT após a ruptura entre as legendas. Com o impasse, Elmano de Freitas foi o escolhido da sigla de Lula para ser o sucessor de Camilo Santana no estado.

Apesar da exposição feita por Ivo, Cid não se posicionou publicamente sobre o tema. Ele tem se mantido em silêncio desde a escolha do PDT por Cláudio. O ex-governador não concedeu, até o momento, entrevistas ou fez postagens nas redes sociais.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo