Política

PT lança candidato próprio ao governo do Ceará após rompimento com o PDT

As divergências entre os partidos começaram quando os pedetistas escolheram ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio para concorrer ao cargo

Camilo, Lula e Elmano. Foto: Reprodução redes sociais.
Apoie Siga-nos no

O ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT) anunciou no domingo 24 que o seu partido lançará Elmano de Freitas (PT) como candidato ao Executivo estadual. A decisão ocorre após os petistas romperem uma aliança que já durava 16 anos com o PDT no estado.

“Juntos por um Ceará cada vez mais forte. Com muito trabalho, respeito e parceria. Contra o ódio, a intolerância e a mentira. Obrigado por todo o apoio, meus irmãos e irmãs cearenses! Seguimos unidos, de mãos dadas, com Elmano governador, Camilo senador e Lula presidente”, escreveu o ex-governador nas redes sociais.

As divergências entre os partidos começaram quando os pedetistas escolheram ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio para concorrer ao governo do estado.

Como noticiou CartaCapital, na avaliação do diretório estadual do PT, que defendia a candidatura da atual governadora, Izolda Cela (PDT), a opção do PDT era uma “insensatez política”.

“O PDT tomou uma decisão unilateral sem ouvir os partidos e sem considerar o papel do ex-governador Camilo Santana (PT)”, chegou a dizer o deputado José Guimarães (PT-CE). “Por qual razão puseram um nome que é atritado com o PT? Para uma parceria de 16 anos é um péssimo caminho”.

Já o PDT diz que os petistas tentaram “invadir a autonomia do partido”, nas palavras de Ciro Gomes.

Em torno da candidatura de Elmano estarão, além do PT, o PCdoB, PV, MDB, PP.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar