Política

O que levou o PT e o PDT a romperem a aliança de 16 anos no Ceará

O partido de Ciro Gomes lançou um candidato ao governo do estado que tem atritos com os petistas

Ciro e Camilo Santana. Imagem: Redes sociais
Apoie Siga-nos no

O PT anunciou na noite de terça-feira 19 o rompimento político com o PDT no Ceará, após o partido do pré-candidato à presidência Ciro Gomes lançar o nome do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio ao governo do estado.

Na avaliação dos petistas, que defendiam a candidatura da atual governadora, Izolda Cela (PDT), a opção pedetista por Cláudio é uma “insensatez política”.

“O PDT tomou uma decisão unilateral sem ouvir os partidos e sem considerar o papel do ex-governador Camilo Santana (PT)”, afirmou nesta quarta-feira o deputado José Guimarães (PT-CE) em conversa com CartaCapital. “Por qual razão puseram um nome que é atritado com o PT? Para uma parceria de 16 anos é um péssimo caminho”.

Dirigentes petistas se reuniram ontem e, em nota, afirmaram que “a exclusão de Izolda representou igualmente a negativa do diálogo na busca de consenso e o pouco apreço à aliança, aos aliados e sobretudo, o desprezo às conquistas e melhorias alcançadas na vida dos cearenses”.

À reportagem, Guimarães classificou a decisão do PDT como consequência de um “capricho” de Ciro que, no plano nacional, é adversário do ex-presidente Lula (PT).

“Isso não pode e não vai dar certo. É um ato de insensatez política, com todo o respeito. Essa decisão feriu de morte a aliança. Foi longe demais, o cristal quebrou”, delcarou. “A Izolda unificava, agregava, somava e está sendo uma ótima governadora. Ela venceria a eleição, não teria risco, pois manteria a aliança e é da cozinha deles”.

Ainda na terça, o ex-governador Camilo Santana, que renunciou ao cargo para disputar uma vaga no Senado, e representantes do PP, MDB, PSDB, PCdoB, PV, além do PT, assumiram o compromisso de caminharem juntos na eleição deste ano, o que pode resultar no isolamento do PDT no estado.

“Quem rompeu a aliança foi o PDT que não dialogou com os partidos da base de sustentação do Camilo”, acrescentou Guimarães. “Nas próximas horas ou dias, vamos discutir o nome que unificará essas legendas. Vamos conversar com o Lula e a qualquer momento tomaremos a decisão”.

Uma pesquisa recente do instituto Vox Populi, divulgada por CartaCapital, mostra que, associada a Lula, Santana, Ciro e Cid Gomes (PDT), Izolda venceria no primeiro turno, segundo o levantamento, com 54% dos votos.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo