Política

Às vésperas da eleição, Bolsonaro encontra Edir Macedo em inauguração de templo da Universal

No sábado 30, o partido fundado por bispos da Universal formalizou o apoio à reeleição do presidente

Às vésperas da eleição, Bolsonaro encontra Edir Macedo em inauguração de templo da Universal
Às vésperas da eleição, Bolsonaro encontra Edir Macedo em inauguração de templo da Universal
Jair Bolsonaro de joelhos para Edir Macedo (Foto: Reprodução/YouTube)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, no domingo 31, da inauguração de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus em Taguatinga (DF) com a presença de Edir Macedo. O líder religioso, que apoiou ao ex-capitão na eleição de 2018, ainda não declarou seu voto para o pleito de outubro deste ano.

Além de Bolsonaro e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, estavam presentes no evento o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves, filiada ao partido, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), candidato à reeleição com apoio do Republicanos.

Desde o ano passado, a IURD intensifica o discurso contra a esquerda, mas não sem deixar de explicitar seu descontentamento com o atual governo na intervenção da crise da igreja em Angola, tomada por pastores rebeldes locais. 

Os evangélicos são um dos pilares fundamentais para a reeleição de Bolsonaro. O grupo foi considerado como uma força política decisiva na vitória do ex-capitão, garantindo cerca de 21,6 milhões de votos.

Em janeiro, uma publicação da Universal afirmou ser incompatível ser cristão e votar em candidatos de esquerda. Conforme texto publicado no site da igreja, “esquerdistas se travestem de defensores do povo”.

Apesar do alinhamento do líder religioso com o ex-capitão, Macedo já esteve ao lado dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, do PT.

Na próxima quarta-feira 3, CartaCapital publica o segundo episódio de “Poder Universal”, série que explica as relações da igreja e do bispo com o poder.

O episódio aborda a chegada do protestantismo no Brasil e como a Igreja Universal ajudou a construir a identidade do cidadão evangélico neopentecostal.

O trabalho conta com entrevistas da antropóloga Jacqueline Teixeira, da cientista social Lívia Reis e do jornalista Gilberto Nascimento, autor do livro “O Reino – A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal”.

Os episódios vão ao ar sempre às quartas e estarão disponíveis em formato podcast nas plataformas de streaming.

Assista ao primeiro episódio:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo