CartaExpressa
Senador apresenta projeto para aumentar pena de quem matar por motivo político
A proposta de Humberto Costa vem à tona após o petista Marcelo Arruda ser morto a tiros por um bolsonarista em Foz do Iguaçu


O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou nesta segunda-feira 11 um projeto de lei que prevê que mortes causadas ‘por motivo de ideologia, intolerância ou inconformismo político’ sejam tratadas como homicídio qualificado. Neste caso, a pena que poderia variar de seis a 20 anos chegaria a até 30.
A proposta vem à tona após Marcelo Arruda, guarda municipal de Foz do Iguaçu (PR) e um dos líderes do PT na cidade, ser morto a tiros por um bolsonarista na madrugada de domingo 10. A Justiça decretou a prisão preventiva do policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, autor dosa disparos.
O petista comemorava o seu aniversário de 50 anos com o tema Lula quando o atirador, que não era conhecido de ninguém, interromper o evento e atirar em Arruda, que reagiu e também atingiu o bolsonarista que está no hospital sob custódia.
“Considerando a premente necessidade de salvaguardarmos o ambiente democrático, bem como de demonstrar o firme compromisso do Estado brasileiro em assegurar um ambiente hígido para a realização de eleições, apresentamos o presente projeto que insere a motivação política no rol das qualificadoras do crime de homicídio”, justifica o senador.
“A prática de homicídio cometido por razões políticas, além de atentar contra o bem jurídico mais relevante tutelado pelo Estado, qual seja a vida, representa ainda uma grave ameaça à democracia”, acrescenta.
Leia o projeto de lei na íntegra:
APPG – Acompanhamento Processual do 1° Grau.Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Era em sentido figurado’, alega Bolsonaro sobre chamado a ‘fuzilar a petralhada’ em 2018
Por CartaCapital
Bolsonaro usa facada para minimizar morte de petista: Ninguém fala que o Adélio era do PSOL
Por Getulio Xavier
A retórica de eliminação física sempre fez parte do discurso bolsonarista
Por Milton Rondó