CartaExpressa
Sistemas do Ministério da Saúde saem do ar após suspeita de ataque cibernético
A expectativa é de que serviços como ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI sejam reestabelecidos ainda nesta terça-feira 17


O Ministério da Saúde retirou do ar os sistemas ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI, algumas das principais ferramentas da pasta, após uma suposta tentativa de acesso indevido.
Em nota, a Saúde afirmou que a ação foi identificada nesta segunda-feira 16 e que os sistemas foram retirados do ar para preservar as informações.
A pasta ainda ressaltou que nenhum dado armazenado foi perdido e que as plataformas passarão por uma “manutenção corretiva”.
A expectativa é de que as ferramentas voltem ao ar ainda nesta terça-feira 17. A Polícia Federal foi acionada para investigar a suposta tentativa de invasão.
Esta é a segunda vez em seis meses que os sistemas do Ministério da Saúde ficam indisponíveis. Em dezembro, um ataque hacker derrubou as plataformas, que apenas voltaram a funcionar 13 dias depois.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.