CartaExpressa

Rejeitado no UB, Moro prega união em conversa com Leite, derrotado nas prévias do PSDB

Ex-juiz enfrenta oposição dentro do próprio partido quanto a sua candidatura à presidência

Rejeitado no UB, Moro prega união em conversa com Leite, derrotado nas prévias do PSDB
Rejeitado no UB, Moro prega união em conversa com Leite, derrotado nas prévias do PSDB
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), que enfrenta oposição dentro do próprio partido quanto a sua candidatura à presidência, continua o seu périplo em busca da consolidação de uma chapa competitiva que represente a terceira via na eleição de outubro.

Neste sábado 1, o ex-ministro da Justiça encontrou-se com o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), que, apesar de derrotado nas prévias tucanas, opera para ser o candidato da sigla.

“Conversei com ⁦Eduardo Leite sobre o momento politico do país e sobre a necessidade de união do centro que está sendo liderada no União Brasil por Luciano Bivar”, publicou Moro nas redes sociais.

A citação a Bivar, presidente do União Brasil, não é por acaso. O dirigente partidário é um dos fiadores de Moro na sigla, em contraposição a alas que não querem saber de “projeto nacional” para o ex-juiz.

Uma ala da legenda, formada por egressos da direção do antigo DEM, ameaçou pedir a impugnação da filiação do ex-juiz. A decisão é uma reação à declaração do ex-magistrado de que “não desistiu de nada”. O grupo é o mesmo que na quinta-feira havia soltado uma nota em que deixava “claro que o eventual ingresso (de Moro) ao União Brasil não pode se dar na condição de pré-candidato à Presidência da República”.

diretório paulista da sigla reforçou que a filiação pode ser impugnada se o ex-juiz não abdicar de “um projeto nacional”.

“O União Brasil São Paulo reafirma que a filiação do ex-juiz Sérgio Moro se deu com a concordância de um projeto pelo estado de São Paulo, isto é, deputado estadual, deputado federal ou, eventualmente, Senado. Em caso de insistência em um projeto nacional, o partido vai impugnar a ficha de filiação de Moro”, diz a nota assinada pelo deputado federal Alexandre Leite, tesoureiro do UB paulista.

Na sexta-feira 1, Moro também se encontrou com Simone Tebet, pré-candidata à presidência pelo MDB. “Conversamos sobre a união do centro. Democratas não podem se conformar com os autocratas Lula/Bolsonaro. Precisamos da indignação e do apoio de todos os brasileiros de bem”, escreveu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo