Política

Leite vê chance de união de partidos em torno de chapa com Simone Tebet

Aliados do governador gaúcho acreditam que essa operação pode ser conduzida caso Doria e Moro confirmem que não participarão da disputa pelo Planalto

Reprodução/Twitter
Apoie Siga-nos no

O grupo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), acredita que caso sejam realmente confirmadas as desistências das candidaturas de João Doria e de Sergio Moro abre-se a possibilidade de construção de uma união de até seis partidos na disputa presidencial em torno de uma chapa formada pelo gaúcho e pela senadora Simone Tebet (MDB).

A ideia de aliados de Leite é que seja selada uma aliança entre os dois com o compromisso de que a definição sobre quem ficaria com a cabeça da chapa só ocorreria no futuro diante da análise de pesquisas e cenários.

Além de PSDB e MDB, a aliança contaria também com o União Brasil, o Cidadania e o Podemos. Há a intenção ainda de atrair o Novo, que lançou a pré-candidatura do cientista político Felipe D´Ávila, para o grupo.

O movimento de Doria pegou Leite de surpresa na madrugada desta quinta-feira. O governador gaúcho ainda mantém um certo ceticismo em relação à desistência do seu companheiro de partido e só deve se pronunciar publicamente após ele confirmar que realmente ficará no governo de São Paulo.

Caso Doria realmente desista, aí sim Leite, que perdeu as prévias do PSDB para o paulista em novembro do ano passado, se colocará à disposição para assumir o projeto presidencial.

O governador gaúcho já entregou a sua carta de renúncia à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e na noite desta quinta-feira passará o cargo para o seu vice, Ranolfo Vieira Junior.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo