Política
Deltan acusa Lula de ‘tirar dinheiro de crianças com câncer’ ao cobrar indenização pelo PowerPoint
Nesta sexta, o ex-presidente ironizou o ex-chefe da Lava Jato, que disse ter arrecado ‘espontaneamente’ mais de R$ 500 mil


O ex-procurador Deltan Dallagnol acusou o ex-presidente Lula, nesta sexta-feira 25, de tentar tirar dinheiro “das crianças com câncer e portadoras de autismo” ao reivindicar uma nova indenização por danos morais no caso do PowerPoint.
Isso ocorreria porque Deltan, supostamente, doaria parte do dinheiro arrecadado após ser condenado pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça a indenizar Lula em 75 mil reais, mais juros e correções monetárias, pelo episódio de 2016.
Nesta sexta, no ABC Paulista, o petista ironizou o ex-chefe da Lava Jato: “A Justiça só deu 75 mil, que com a correção deve dar uns 130 mil. Ele disse que não podia pagar, arrecadou mais. Então agora talvez a gente entre com recurso para a gente cobrar mais, porque se ele pode arrecadar, ele pode pagar mais”.
Na quinta 24, Deltan afirmou ter recebido “espontaneamente” mais de 500 mil reais em doações após a decisão judicial. Também declarou que, se derrubar a condenação no pleno do STJ, “esse dinheiro será revertido para hospitais filantrópicos que tratam crianças com câncer e portadoras de autismo.”
Nesta sexta, reproduziu nas redes sociais uma notícia cuja manchete era “Lula quer tirar mais dinheiro de Deltan, após doações”. E emendou: “Alguém está surpreso? É só isso que Lula sabe fazer com os brasileiros: tirar. Mas desta vez ele não estará tirando de mim, mas das crianças com câncer e portadoras de autismo que iriam receber esse dinheiro”.
Horas antes, ao discursar em Santo André (SP), Lula afirmou que Deltan não está “acostumado a lidar com gente decente” e com “político sério”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula diz que pretende entrar com recurso para aumentar indenização de Deltan
Por Victor Ohana
Ipespe: Para eleitores, Lula foi o melhor presidente e Bolsonaro o pior
Por Getulio Xavier
Bolsonaro para de crescer, Lula lidera e vence todos no segundo turno, diz Ipespe
Por Getulio Xavier