CartaExpressa
Arthur Virgílio: Desafio de Alckmin é levar Lula ao interior e articular com o centro
Para fundador do PSDB, a tendência é de manutenção da polarização entre Lula e Bolsonaro. E o petista deve ‘se preparar para uma luta dura’
Fundador do PSDB, ministro da Secretaria-Geral da Presidência no governo FHC e líder da oposição no Senado ao governo Lula, Arthur Virgílio Neto afirmou, em contato com CartaCapital, que o desafio de Geraldo Alckmin como vice do petista será quebrar resistências no interior, especialmente em São Paulo.
O ex-prefeito de Manaus avalia que o discurso de Alckmin na filiação ao PSB, na última quarta-feira 23, não empolga nem comove, mas, dadas as características de seu ex-correligionário, não há surpresa.
“O Lula espera que ele [Alckmin] seja um bom articulador em um campo mais ao centro, que ele tenha um desempenho em São Paulo que não sei se terá. O Lula é muito bem votado no Brasil inteiro, mas a tradição dele não é de grandes vitórias em São Paulo”, pondera Virgílio. “Então, o Geraldo seria o homem para levar a coisa mais para o interior, não se esquecendo de que o Lula tem uma grande pessoa na capital, que é o Fernando Haddad, uma pessoa que vem de um recall bom de presidente, teve uma votação muito boa [em 2018].”
Para o tucano, ainda há tempo para despontar uma terceira via, mas a tendência é de manutenção da polarização entre Lula e Jair Bolsonaro. E o petista deve “se preparar para uma luta dura”.
“Bolsonaro usará todas as armas e mais algumas para ir ao segundo turno e enfrentar Lula. Lula precisará ter – e aí ele conta com o Geraldo – pessoas que julguem o governo Bolsonaro não bom para o País e, na opção do segundo turno, votem nele.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Alckmin vice de Lula ajudará a derrotar o maior inimigo da civilização brasileira, diz Aloysio Nunes
Por Leonardo Miazzo
‘Contraditório seria eu ter um vice do PT’, diz Lula sobre chapa com Alckmin
Por Getulio Xavier
Ciro diz que Alckmin no PSB é ‘conchavo vergonhoso’ e PSOL virou ‘puxadinho do PT’
Por CartaCapital



