Mundo
Conflito entre Otan e Rússia seria a 3ª Guerra Mundial, diz Biden
O presidente americano afirmou que a aliança militar ocidental não entrará em confronto direto com Moscou
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que não haverá confronto direto entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, e a Rússia, porque o evento poderia configurar uma guerra de proporções semelhantes às de 1914 e 1939.
Em publicação no Twitter, o chefe da Casa Branca disse que um embate contra os russos deve ser evitado.
“Quero ser claro: defenderemos cada centímetro do território da Otan, com todo o poder de uma Otan unida e galvanizada. Mas não vamos travar uma guerra contra a Rússia na Ucrânia. Um confronto direto entre a Otan e a Rússia é a Terceira Guerra Mundial. E algo que devemos nos esforçar para evitar”, escreveu ele o democrata.
Apesar de não declararem guerra oficialmente, países que compõem a Otan têm fornecido armamentos ao território ucraniano. A porta-voz do governo russo, Maria Zakharova, já acusou a aliança militar de colaborar com a munição de grupos apoiados pelo governo da Ucrânia, aos quais chamou de “bandidos”.
O conflito na Ucrânia já dura mais de duas semanas, sem perspectiva de cessar-fogo. A Rússia exige que a Ucrânia se comprometa a não aderir à Otan, a se desmilitarizar, a declarar Donetsk e Lugansk como repúblicas independentes e a reconhecer a Crimeia como território russo.
As Nações Unidas contabilizam mais de dois milhões de refugiados da Ucrânia. Em atualização desta sexta-feira 11, a ONU disse ter registrado 564 mortos durante a invasão, entre eles 26 crianças.
https://twitter.com/POTUS/status/1502353759455821833
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



