CartaExpressa

No Twitter, Villas Bôas insinua que militares ‘esperam’ por Macron na Amazônia

As razões para a ‘ameaça’ do general ao francês, porém, não ficam claras

O general Eduardo Villas Bôas ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O ex-comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, usou as redes sociais para ‘ameaçar’ uma ‘guerra’ contra o presidente francês Emmanuel Macron nesta sexta-feira 11. Macron é o atual líder da União Europeia e comanda parte das negociações pela paz entre Rússia e Ucrânia.

Em duas publicações, com diferença de apenas um minuto entre elas, o militar escreve primeiro uma espécie de legenda para o vídeo que seguirá na próxima postagem. A primeira publicação diz:

“O que espera Macron na Amazônia.”

Um minuto depois, o general publica então um vídeo com dezenas de cenas do Exército Brasileiro em exercícios militares. Os soldados exibem armamentos e outros equipamentos bélicos das Forças Armadas.

As imagens são também acompanhadas de uma paródia da música italiana Bella Ciao, que se tornou símbolo de resistência ao fascismo na Itália durante a Segunda Guerra Mundial e, mais recentemente, ganhou nova notoriedade como trilha sonora da série La Casa de Papel, da Netflix.

Na ‘versão brasileira’ postada pelo general, a canção diz: “guerreiros de selva, peguem suas armas, vamos em frente infiltrar”. Mais adiante, a música afirma que os ‘guerreiros de selva’ estariam dispostos a ‘matar e morrer pela nação e liberdade’.

A motivação para ‘ameaça’ de Villas Bôas ao francês nesta sexta-feira não fica clara. Vale lembrar, no entanto, que Macron é um opositor internacional ao governo Jair Bolsonaro. O francês já ameaçou romper relações comerciais com o Brasil pelo descumprimento de acordos climáticos no governo Bolsonaro. Aliados do ex-capitão alegam que as preocupações ambientais do europeu, no entanto, seriam infundadas e com interesses de exploração da floresta.

Macron também já foi alvo de ataques pessoais por Bolsonaro. O ex-capitão ofendeu a esposa do francês, Brigitte Macron, com comentários sexistas. O episódio estremeceu ainda mais a relação entre os dois líderes. Em 2021, Macron recebeu Lula (PT) com honras de chefe de Estado poucos dias depois de uma inexpressiva passagem de Bolsonaro pela Europa.

Villas Bôas, por sua vez, além de ex-comandante do Exército também é o general que ameaçou o Supremo Tribunal Federal caso a Corte decidisse por soltar Lula em 2018. Na ocasião, o militar disse que as Forças estariam ‘discutindo ações’ caso o tribunal acatasse o pedido de habeas corpus do ex-presidente. Edson Fachin decidiu por não conceder a liberdade ao petista.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.