Política

Governo Bolsonaro segue no seu pior patamar, com 63% de reprovação

Mandato do ex-capitão ainda é considerado ‘ruim’ ou ‘péssimo’ por mais da metade da população brasileira

Governo Bolsonaro segue no seu pior patamar, com 63% de reprovação
Governo Bolsonaro segue no seu pior patamar, com 63% de reprovação
Foto: Sergio Lima / AFP
Apoie Siga-nos no

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou, mais uma vez, 63% de desaprovação, de acordo com a pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 11. Com isso, o ex-capitão mantém o seu pior patamar de avaliação.

Na série histórica do levantamento, o pior resultado é de 65%, no fechamento do ano passado. A leve ‘recuperação’ desta sexta demonstra a estabilidade neste quesito, já que a pequena variação está dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

A avaliação positiva de Bolsonaro saiu dos 30% para 32%. No ano passado, aliados do ex-capitão esperavam um aumento na popularidade da sua gestão, em especial, com a intensificação de agendas para lançar obras e com o incremento no valor do auxílio pago pelo Bolsa Família. A expectativa, no entanto, não se concretizou, como é possível observar pela pouca variação nos resultados.

A sondagem divulgada hoje também mediu a avaliação do presidente, que ainda é considerado ‘ruim’ ou ‘péssimo’ por mais da metade dos brasileiros. De acordo com a pesquisa Ipespe, 52% marcaram a opção negativa para se referir ao mandato do ex-capitão. Avaliações positivas foram feitas por apenas 27% da população.

Neste quesito, os resultados indicam uma pequena melhora para o presidente, que viu a diferença entre indicações positivas e negativas ao seu governo caírem nos últimos levantamentos. Em janeiro deste ano, o saldo era de 32 pontos percentuais. Nesta sexta, a diferença é de apenas 25.

Em desempenho eleitoral, a Ipespe ainda mostra Bolsonaro em segundo lugar, perdendo por uma diferença de 15 pontos percentuais para Lula (PT) no primeiro turno e de 20 em um eventual segundo turno. Em números gerais, o petista tem 43% das intenções de voto, contra 28% de Bolsonaro na primeira etapa da disputa. Os votos vão para 53% em Lula, contra 33% no ex-capitão caso os dois concorram diretamente na segunda etapa.

Para chegar aos resultados eleitorais e de avaliação, o instituto Ipespe entrevistou, por telefone, mil pessoas de todo o Brasil. O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 9 de março, tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais e índice de confiança de 95,5%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo