Política
Para maioria dos brasileiros, Bolsonaro não combate corrupção e não sabe como conter inflação
Pontos eram considerados pelos seus eleitores como os principais atributos do atual governo
Os resultados da mais nova pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira 9, revelam que a avaliação do presidente Jair Bolsonaro (PL) vai mal até mesmo em pontos que eram considerados pelos seus eleitores como os principais atributos de seu governo. Itens como combate à corrupção, redução da criminalidade e soluções para a economia registraram alta avaliação negativa no levantamento.
No quesito combate à corrupção, 6 em cada 10 eleitores (62%) dizem que Bolsonaro não faz um bom trabalho. Só 36% acham que a atuação do presidente neste sentido pode ser considerada positiva.
O resultado negativo se repete em outra das suas principais bandeiras eleitorais: redução da violência e da criminalidade. Ao todo, 61% dos brasileiros disseram que o ex-capitão não soube resolver o problema no Brasil. Já 35% disseram aprovar o trabalho de Bolsonaro neste item.
Na geração de empregos e no combate à pandemia de Covid-19, a reprovação ao atual governo cresce um pouco mais: 63% consideram o trabalho ruim no primeiro quesito e 65% reprovam a atuação do presidente para conter o vírus no Brasil. O País fechou 256 mil vagas formais em dezembro, de acordo com dados do Caged. Na pandemia, o Brasil voltou a superar mil óbitos diários por Covid-19.
Em todos os casos, no entanto, Bolsonaro se manteve distante do pior desempenho na pesquisa, registrado no tema combate à inflação. Neste aspecto, 80% dos brasileiros reprovam a atuação do ex-capitão para conter a alta no índice. O País fechou 2021 com 10,06% na inflação e foi a 3ª pior do G-20.
Foto: Reprodução
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2 mil pessoas pessoalmente em todas as unidades da federação entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.
A pesquisa também monitorou as intenções de voto para presidente e confirmou o favoritismo de Lula. Com 45% da preferência dos eleitores, o petista supera a soma de todos os adversários e pode vencer ainda no primeiro turno.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Reprovação a Bolsonaro no Nordeste volta a subir após ex-capitão chamar nordestinos de ‘pau de arara’
Por Getulio Xavier
Ciro Nogueira esconde Bolsonaro e não cita presidente em discurso no Piauí
Por CartaCapital



