CartaExpressa

Aliados indicam filho de José Alencar como vice de Lula, diz jornal

O nome do empresário Josué Gomes ganha força nos bastidores em meio ao impasse na filiação de Geraldo Alckmin

Aliados indicam filho de José Alencar como vice de Lula, diz jornal
Aliados indicam filho de José Alencar como vice de Lula, diz jornal
Josué Gomes. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Aliados de Lula e membros do PT estariam trabalhando para emplacar o empresário Josué Gomes, filho de José Alencar, como candidato a vice na chapa com o ex-presidente. A informação é da coluna de Bela Megale do jornal O Globo desta quarta-feira 26.

O nome do empresário teria ganhado força nos bastidores em meio ao impasse na filiação de Geraldo Alckmin. Lula já deixou claro que uma aliança com o ex-governador vai depender do partido escolhido por ele após sua saída do PSDB.

O ex-governador recebeu convites formais para se filiar ao Solidariedade e ao PSB, mas ainda não definiu se vai mesmo para uma das legendas. Há ainda a possibilidade remota de Alckmin integrar o PSD, de Gilberto Kassab.

Por conta deste impasse, a sugestão de Josué Gomes teria começado a movimentar os bastidores do partido. Atualmente, o empresário comanda a Coteminas, o maior grupo têxtil do país, e foi eleito para presidir a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) depois de 17 anos sob comando de Paulo Skaf.

A seu favor, evidentemente, pesaria a aliança de sucesso entre Lula e José de Alencar, pai de Josué. O petista não nega que busca um novo vice que tenha perfil semelhante ao de Alencar para formar a chapa em outubro de 2022. Alckmin despontou justamente por representar uma possibilidade de reedição desta aliança.

Assim como Alckmin, para que a composição entre Lula e o empresário avance, ele também deverá escolher um partido disposto a compor uma chapa com o PT. A possibilidade, segundo o jornal, seria o PSD. Kassab, no entanto, estaria resistente. A intenção do dirigente partidário é lançar Rodrigo Pacheco como candidato ou indicar um vice com mais identidade política com o seu partido. A proximidade e boa relação entre Kassab e Lula é o que mantém as conversas em aberto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo