CartaExpressa

Lula e Ciro disputam apoio de Marina Silva, diz jornal

Pedetista teria convidado a ex-ministra para ser vice; Ex-presidente, com ajuda de Randolfe Rodrigues, busca reaproximação

Lula e Ciro disputam apoio de Marina Silva, diz jornal
Lula e Ciro disputam apoio de Marina Silva, diz jornal
Fotos: Ricardo Stuckert; José Cruz/Agência Brasil; e Mário Miranda/Amcham/Divulgação
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) estariam, nos bastidores, disputando o apoio de Marina Silva (Rede) para as eleições de outubro. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo deste sábado 22.

De acordo com a matéria, o pedetista teria convidado a ex-ministra para ser candidata a vice em sua chapa. O convite, no entanto, não foi confirmado por lideranças do PDT. No evento de lançamento de campanha nesta sexta-feira 21, o próprio Ciro destacou ainda ser ‘cedo’ para escolher quem estará ao seu lado nas urnas.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, em entrevista ao jornal, disse que a discussão existe, mas estaria travada por uma ‘divisãozinha na Rede’, partido do qual Marina faz parte.

A ‘divisãozinha’ pode ser justamente a intenção de parte do partido de apoiar Lula nas eleições. Na sexta, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) esteve com o petista. De acordo com o jornal, é ele quem costura a reaproximação entre os políticos. Após o encontro com o ex-presidente, o parlamentar publicou que pretende ‘unir forças’ para salvar o Brasil.

“Os tempos sombrios que estamos vivendo precisam ser superados. E, para isso, temos que unir forças em favor do povo brasileiro”, escreveu Randolfe nas redes sociais.

Marina, por sua vez, tem divergências com os dois candidatos. Com Lula, ela rompeu em 2009 após ocupar o cargo de ministra do Meio Ambiente. Antes, chegou a ser cotada para sucessão do petista, mas, após o rompimento, a escolhida foi Dilma Rousseff. Na campanha de Dilma, Marina foi duramente atacada por se aproximar de Aécio Neves (PSDB).

E é justamente a campanha de ataque a ela em 2014 que respinga na sua relação com Ciro Gomes, afinal, o marqueteiro responsável pela peça é João Santana, atual responsável pela campanha de Ciro.

Recentemente, Marina se mostrou favorável a uma terceira via. Em entrevista recente, chamou Lula de atraso e Bolsonaro de desastre. Moro também não tem sua simpatia. Na mesma entrevista, ela não se mostrou entusiasmada com uma nova candidatura própria.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo