CartaExpressa
Advogados pedem transferência de Roberto Jefferson para o hospital
Defesa alega que o presidente do PTB está com suspeita de Covid-19 ou influenza


Os advogados do presidente do PTB, Roberto Jefferson, solicitaram ao Supremo Tribunal Federal a transferência do paciente para o Hospital Samaritano Barra, segundo comunicou a defesa a CartaCapital.
Jefferson está com suspeita de Covid-19 ou influenza e precisa passar por exames complementares. Preso na Penitenciária de Bangu, no Rio de Janeiro, ele já foi levado ao hospital por mal estar gástrico e por sintomas como febre, pressão alta, taquicardia, dores no fígado e inchaço nas pernas.
O presidente do PTB está preso desde 13 de agosto por ordem do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito do Inquérito 4.874, que apura sobre a atuação de milícias digitais antidemocráticas. O aliado do presidente Jair Bolsonaro foi para a cadeia depois de dirigir ameaças ao Supremo pelas redes sociais.
Na segunda-feira 10, Moraes prorrogou o prazo das investigações por noventa dias. A Corte tem negado os pedidos de Jefferson para sair da prisão. Em entrevista à emissora Jovem Pan News, exibida nesta terça-feira 11, Bolsonaro chamou de “covardia” a decisão do STF em manter Jefferson preso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.