CartaExpressa

Com dois anos de atraso, governo Bolsonaro cria comitê para ‘proteger’ indígenas da Covid

CartaCapital revelou nesta segunda-feira como um novo surto de Covid-19 e influenza tem colocado indígenas do Norte do Brasil em risco

Com dois anos de atraso, governo Bolsonaro cria comitê para ‘proteger’ indígenas da Covid
Com dois anos de atraso, governo Bolsonaro cria comitê para ‘proteger’ indígenas da Covid
Registro de protesto de membros de comunidades indígenas em Brasília, em junho. Foto: Tiago Miotto/Cimi
Apoie Siga-nos no

O governo de Jair Bolsonaro (PL), depois de quase dois anos de pandemia da Covid-19 no Brasil, criou nesta segunda-feira 10 um comitê de enfrentamento da Covid-19 para os povos indígenas. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

A criação do grupo que busca ‘proteger’ os indígenas da doença é uma resposta, também com atraso, da determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso. Em julho de 2020, a decisão do ministro obrigava o governo a criar um plano para atender esta população.

Neste período, três tentativas de plano foram apresentadas e rejeitadas pelo ministro por não atenderem ao que foi determinado em sua decisão, como a criação de barreiras sanitárias e o envolvimento de lideranças indígenas para tomar as decisões.

O colegiado formado pelo governo nesta segunda será o “responsável pela governança e pelo monitoramento das ações de combate à pandemia da Covid-19 destinadas aos povos indígenas, notadamente os isolados e de recente contato”, de acordo com nota do próprio governo. A gestão ficou a cargo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

CartaCapital revelou nesta segunda-feira como um novo surto de Covid-19 e influenza coloca indígenas do Norte em risco. Comunidades inteiras estão sendo afetadas pelas doenças, tornando a situação crítica em diversas comunidades.

Vale lembrar ainda que um pedido de indiciamento de Jair Bolsonaro por promover genocídio contra povos indígenas chegou a ser cogitado pela CPI da Covid no Senado. Por uma disputa interna entre a cúpula da comissão, a indicação do crime foi retirada. Lideranças indígenas, no entanto, recorreram ao Tribunal Penal de Haia, onde protocolaram uma denúncia contra o presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo