Política

Indígenas denunciam Bolsonaro por genocídio no Tribunal de Haia

A denúncia também pede a condenação do presidente por omissão na gestão ambiental e ecocídio

Foto: Alan Santos/ PR
Apoie Siga-nos no

Lideranças de povos indígenas representadas pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apresentam nesta segunda-feira 9 uma denúncia contra Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional de Haia.

A Apib acusa o presidente de cometer genocídio contra os indígenas brasileiros, omissão na gestão ambiental e ecocídio – quando se comete crime contra o planeta ou o meio ambiente. A informação é do jornal O Globo.

Segundo a reportagem, o documento que será entregue possui mais de 300 páginas com fatos e depoimentos que comprovariam a atuação criminosa de Bolsonaro. A Apib sustenta que o atual presidente desmontou as estruturas de proteção ambiental e demarcação de terras, desencadeando invasões, explorações ilegais, queimadas e desmatamentos.

“São fatos e depoimentos que comprovam o planejamento e a execução de uma política anti-indígena explícita, sistemática e intencional encabeçada pelo presidente Jair Bolsonaro”, destaca um trecho da denúncia que será entregue ao Tribunal.

O documento ainda reúne ações do governo federal e todas as declarações do presidente desde 2019 que, segundo a Apib, incentivaram diretamente a invasão, o garimpo e a exploração de terras indígenas.

O relatório da Apib destaca seis etnias diretamente afetadas pela política genocida: o povo Munduruku, os Yanomami, os Tikuna, os Guarani-Mbya, os Kaingang e os Guarani Kaiowá.

Caso o Tribunal considere que os elementos são suficientes para abrir um inquérito e fique comprovado que Bolsonaro cometeu os crimes, o presidente pode sofrer medidas cautelares e até prisão preventiva.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo