Justiça
Polícia prende 33 em operação que investiga morte de crianças em Belford Roxo
Lucas Matheus, Alexandre da Silva e Fernando Henrique teriam sido mortos por traficantes


A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpriu 56 mandados de prisão na comunidade do Castelar, em Belford Roxo, nesta quinta-feira 9 em ação relacionada com a investigação da morte e desaparecimento dos corpos de três meninos em dezembro de 2020.
Segundo os investigadores, Lucas Matheus, Alexandre da Silva e Fernando Henrique foram assassinados por traficantes da comunidade após, supostamente, terem furtado passarinhos.
Dos 56 mandados em cumprimento, cinco estão relacionados com o homicídio e ocultação de cadáver das crianças. Os outros são por associação ao tráfico.
Ao longo dos onze meses de investigação, foram presas ao menos 70 pessoas.
Comando Vermelho
A polícia apurou que, para dificultar a elucidação do caso, outros crimes foram cometidos como consequência do desaparecimento dos meninos.
Outros dois assassinatos e três desaparecimentos indicam que houve interferência da cúpula do Comando Vermelho, facção criminosa que domina a região.
Para os investigadores, essas outras ocorrências podem ter sido uma punição das pessoas consideradas responsáveis pelas mortes dos meninos e o aparecimento de policiais para investigar o caso na região.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.