CartaExpressa

Rodrigo Maia será secretário de João Doria em São Paulo

Atualmente sem partido, o ex-presidente da Câmara dos Deputados ampliou as críticas a Bolsonaro desde que deixou o cargo no Congresso

Rodrigo Maia será secretário de João Doria em São Paulo
Rodrigo Maia será secretário de João Doria em São Paulo
ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e governador João Doria. Foto: GOVSP Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reforça importância de vacina chinesa ao lado de João Doria. Créditos: GOVSP
Apoie Siga-nos no

O deputado federal e ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia será o novo secretário de Projetos e Ações Estratégicas do estado de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) na manhã desta quinta-feira 19 por meio de nota. A publicação no Diário Oficial deve ocorrer nesta sexta 20.

Segundo a nota, Maia “será responsável por agilizar os projetos de desestatização, acelerando as parcerias público-privadas e as concessões em andamento” no estado.

“A experiência do Rodrigo Maia à frente da Câmara fortaleceu nele a capacidade de dialogar com governos, sociedade civil e setor produtivo, com eficiência e credibilidade. Todas as reformas que passaram sob sua liderança só foram possíveis por causa do diálogo, do senso de urgência e do olhar estratégico de quem sabe o que é verdadeiramente importante para o país”, afirmou o governador na publicação.

Maia recentemente foi expulso do DEM logo após divergências na sucessão da presidência da Câmara. Desde então, o deputado tem ampliado as críticas ao presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, como Arthur Lira (PP-PI), atual chefe da Casa. Maia chegou a ser indicado como vice-líder da oposição, mas teve seu nome vetado por Lira.

A expectativa é que com a chegada de Maia, Doria amplie o apoio político na corrida presidencial em 2022. O tucano trava uma briga interna no PSDB para concorrer ao cargo no ano que vem e já conta com o apoio de figurões do partido como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, seu principal adversário interno é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Até o momento, o novo secretário de São Paulo negociava sua filiação ao PSD, de Gilberto Kassab, ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e outros velhos aliados. A legenda deve contar ainda com a chegada de Geraldo Alckmin, provável candidato ao governo paulista, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, atualmente no DEM. O senador é a aposta de Kassab para uma terceira via no Planalto. A chegada de Maia ao governo, no entanto, torna essa movimentação incerta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo