CartaExpressa
Procurador Eleitoral determina continuidade de apurações contra Bolsonaro
As apurações analisam as declarações do presidente contra a urna eletrônica


A Procuradoria-Geral Eleitoral determinou a continuidade das apurações das declarações do presidente Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas. As análises se debruçam sobre as afirmações do mandatário sobre fraudes no sistema eleitoral. A informação é do G1.
O documento é uma resposta ao pedido de subprocuradores para investigar os recentes ataques do presidente. Constantemente, Bolsonaro tem afirmado que as urnas são fraudulentas e não podem ser auditadas. O presidente, no entanto, nunca apresentou provas de suas afirmações e já foi desmentido diversas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O despacho determinando a continuidade das apurações foi assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco.
Na decisão, o procurador destacou: “De toda sorte, as informações e análises constantes do expediente são relevantes e constituem subsídios de interesse. Determino que seja mantida sua tramitação na Seção de Subsídios Internos”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Senadores da CPI reagem aos ataques de Bolsonaro a ministros do STF
Por Getulio Xavier
Bolsonaro é um presidente que não foca nos problemas do País, reage Kassab
Por CartaCapital