CartaExpressa

MPE diz que Bolsonaro antecipa campanha ao atacar Lula

O órgão entendeu que o presidente atacou potenciais adversários nas eleições de 2022 em discurso no Maranhão

Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela procedência de uma representação contra Jair Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada. O órgão compreendeu que o presidente ‘atacou a honra’ de potenciais adversários nas eleições de 2022.

No entendimento do MPE, a campanha antecipada ocorreu em discurso feito por Jair Bolsonaro no Maranhão no último dia 21 de março.

Na ocasião, Bolsonaro disse: “Para o ano que vem, já tem uma chapa formada. O ladrão candidato a presidente e um vagabundo como vice”.

A declaração foi direcionada a Lula e FHC, que se encontraram no dia anterior, e compreendida pelo MPE como um ataque à honra do potencial adversário no pleito.

Na manifestação, o MPE destacou que a fala de Bolsonaro “teve grande repercussão midiática, tanto em meio de comunicação como em redes sociais, circunstância que causou efeito negativo à imagem” dos ex-presidentes.

A instalação de um outdoor no entorno de São Luiz, no Maranhão, com a foto e elogios à atuação do presidente também foi enquadrada como propaganda antecipada pelo órgão.

A manifestação do MPE teve como base a representação feita pelo PCdoB e recomendou uma multa de 40 mil reais a Bolsonaro, 15 mil pelo outdoor e 25 mil pelo ataque a Lula.

Confira a íntegra da manifestação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar