CartaExpressa
Justiça mantém condenação de Alexandre Frota por injúria a Jean Wyllys
O deputado tucano terá de pagar R$ 82 mil; a condenação se deve a uma publicação nas redes sociais em 2017
A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região manteve a condenação do deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) por injúria a Jean Wyllys, ex-deputado pelo PSOL e recém-filiado ao PT. O caso ocorreu em 2017 e a decisão foi publicada nesta terça-feira 29.
Pela condenação, Frota terá de pagar cerca de 82 mil reais à União e prestar 5 horas semanais de serviços comunitários durante pouco mais de dois anos. O deputado também deverá recolher por 5 horas aos sábados e domingos a algum estabelecimento definido por juízo.
Relembre o caso
Alexandre Frota postou uma foto nas redes sociais em que trazia a imagem de Jean Wyllys com a legenda “A pedofilia é uma prática normal em diversas espécies de animal (sic), anormal é o seu preconceito”. Segundo informações do processo, o post teve quase 10 mil compartilhamentos e mais de 2 mil comentários.
Pela publicação, Frota foi condenado em 2018 pela 2ª Vara de São Paulo. O deputado recorreu da decisão ao TRF-3, que manteve a condenação.
A apelação do parlamentar argumentava que o processo também deveria mirar outras pessoas que ofenderam Wyllys nos comentários da publicação. A justificativa não foi aceita pela Corte, que destacou ser ‘impossível’ que Wyllys identificasse todos os que o ofenderam, ‘haja vista ao alcance da rede social em questão’.
O juiz federal Paulo Gustavo Guedes Fontes foi o relator do caso e seu voto foi seguido por unanimidade pela Turma.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


