Política
Doria multa Bolsonaro por não utilizar máscara em motociata
Presidente, Eduardo Bolsonaro e o ministro Tarcísio Freitas foram autuados, informou governo de SP


O governo de São Paulo informou que o presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, foram multados por não utilizarem máscara na motociata promovida por apoiadores do governo neste sábado 12.
A autuação leva em conta a obrigatoriedade do uso de máscaras no estado desde março de 2020, quando começaram as medidas de controle da Covid-19. A multa é no valor de R$ 552,71.
Em nota, o governo de Doria afirmou que, após flagra endereçou a autuação para as três autoridades, que “pontua a necessidade da manutenção das medidas preventivas já conhecidas e preconizadas pelas autoridades sanitárias internacionais, como uso de máscara e distanciamento”.
Doria já havia afirmado anteriormente que o presidente seria multado caso não utilizasse a máscara. “Ele será multado como qualquer outro cidadão que não usar máscara”, afirmou o governador na quarta-feira 9. A maioria dos presentes também não utilizava a máscara durante a concentração para o início do trajeto.
Jair Bolsonaro já foi multado pelo mesmo motivo no estado do Maranhão, após gerar aglomeração em visita ao estado em março.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.