Saúde
Ministro do STJ é a 8ª autoridade a contrair Covid-19 após posse de Fux
Benedito Gonçalves respeitará isolamento e trabalhará de casa, segundo o tribunal


O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), testou positivo para Covid-19. A assessoria de imprensa do tribunal confirmou a informação no fim da noite desta sexta-feira 18 e acrescentou que o ministro respeitará o período de isolamento social e continuará a trabalhar de casa.
Gonçalves é a oitava autoridade que participou da posse de Luiz Fux como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) a contrair o novo coronavírus. O próprio Fux foi o primeiro a anunciar diagnóstico positivo após a cerimônia.
Os ministros do STJ Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro também testaram positivo para Covid-19. Além deles e de Fux, estiveram na posse do novo presidente do STF e se infectaram com o vírus o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o procurador-geral da República, Augusto Aras; e a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi.
Benedito Gonçalves é o relator, no STJ, do caso do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). O ministro tomou uma decisão monocrática pelo afastamento de Witzel, a qual foi posteriormente confirmada pelo órgão especial do tribunal.
Covid-19 no Brasil
O País registrou 858 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas e 39.797 novos casos da doença, segundo boletim divulgado na noite da sexta-feira 18 pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com os números, o País avança para um acumulado de 135.793 mortos e 4.495.183 casos de infecção.
Os brasileiros seguem na vice-liderança do ranking mundial de falecimentos por Covid-19, atrás somente dos Estados Unidos, que contabilizam mais de 194 mil vítimas fatais e 6,5 milhões de diagnósticos positivos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.