Por que Ciro Gomes não participou da campanha de Lula?

Leonardo Miazzo, editor de CartaCapital, entrevista Carlos Lupi, presidente nacional do PDT

O presidente do PDT, Carlos Lupi, explica em entrevista a CartaCapital por que Ciro Gomes (PDT) não participou ativamente da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

No primeiro turno, Ciro recebeu 3% dos votos válidos e terminou a disputa em quarto lugar, atrás de Lula, Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB). Logo após a primeira votação, o PDT declarou apoio a Lula contra Bolsonaro, decisão seguida por Ciro em uma tímida manifestação.

Na entrevista, Lupi também afirma que a tendência é de seu partido compor a base de apoio ao governo Lula no Congresso Nacional. A bancada pedetista começará a legislatura com 17 deputados e 3 senadores.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar