Greve de estudantes: O que levou os alunos a paralisarem as atividades na USP

Sebastião Moura e Camila da Silva entrevistam o aluno e youtuber Thiago Torres, o ‘Chavoso da USP’; e Letícia Chagas, co-deputada estadual pelo PSOL-SP

Desde o dia 19 de setembro, os alunos da USP estão em greve em diversos campi do estado. Uma das principais reivindicações dos estudantes é a contratação imediata de novos docentes – a falta de professores já ameaça a existência de diversos cursos. Os alunos também exigem o reajuste das políticas de permanência para alunos de baixa renda.

Na última terça-feira 10, CartaCapital recebeu dois importantes nomes da comunidade de alunos da USP: Thiago Torres, o ‘Chavoso da USP’, estudante de Ciências Sociais, educador e youtuber; e Letícia Chagas, advogada, primeira presidente negra do Centro Acadêmico de Direito da universidade e atualmente co-deputada-estadual pelo mandato coletivo do PSOL-SP. Em entrevista aos repórteres Camila da Silva e Sebastião Moura, Thiago e Letícia falaram sobre os motivos da greve, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e professores, a pressão da reitoria pelo fim da mobilização e também os desafios enfrentados por alunos de diferentes realidades sociais no dia a dia da universidade.

Sebastião Moura

Sebastião Moura

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.