Justiça

A nova ação de Rumble e Trump Media contra Moraes nos EUA

Uma decisão sobre publicações de Rodrigo Constantino motivou reclamação na Flórida

A nova ação de Rumble e Trump Media contra Moraes nos EUA
A nova ação de Rumble e Trump Media contra Moraes nos EUA
O ministro do STF Alexandre de Moraes. Foto: Ton Molina/STF
Apoie Siga-nos no

A Rumble e a Trump Media acionaram mais uma vez, nesta segunda-feira 14, a Justiça da Flórida contra uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A informação sobre o processo, que tramita em segredo de Justiça, foi revelada pelo UOL.

As companhias contestam uma ordem emitida por Moraes na última sexta-feira 11 para retirar do ar publicações do bolsonarista Rodrigo Constantino, que vive nos Estados Unidos, e compartilhar dados dele. O despacho previa multa diária de 100 mil reais em caso de descumprimento.

Moraes assinou a determinação dois dias depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros. Na carta em que divulgou a medida, o magnata espalhou desinformação sobre o processo no STF contra Jair Bolsonaro (PL) e acusou a Corte de expedir “centenas de ordens de censura secretas e ilegais para plataformas de mídias sociais dos EUA”.

“Como a ordem do ministro não tem nenhum propósito prático e foi enviada dois dias depois da carta do presidente Trump, isso só pode ser interpretado como uma resposta direta à carta do presidente Trump, que faz referência a big techs sendo expulsas do Brasil, o que é uma alusão à Rumble”, disse ao UOL Martin De Luca, representante das companhias no processo.

Na última segunda-feira 7, Moraes foi alvo de mais uma intimação judicial dos Estados Unidos em uma ação da Rumble e da Trump Media. Ambas sustentam que o ministro praticou censura ao determinar bloqueios de perfis nas redes sociais.

argumento central das empresas é que o magistrado desrespeitou leis norte-americanas ao exigir a remoção de conteúdos ou a suspensão de perfis nos Estados Unidos.

A intimação concedeu ao ministro um prazo de 21 dias para apresentar sua defesa. Caso não haja resposta, Moraes será julgado à revelia — situação na qual o processo avança com base exclusivamente nas alegações dos requerentes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo