Justiça

PGR vai ao STF contra lei de Goiás que institui o crime de incêndio

O argumento é que houve invasão de uma competência da União na legislação sobre direito penal

PGR vai ao STF contra lei de Goiás que institui o crime de incêndio
PGR vai ao STF contra lei de Goiás que institui o crime de incêndio
O procurador-geral da República, Paulo Gonet Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República acionou o Supremo Tribunal Federal contra trecho de uma lei de Goiás que instituiu o crime de incêndio. O argumento é que houve invasão de uma competência da União na legislação sobre direito penal.

O ministro Gilmar Mendes, decano da Corte, será o relator.

A lei contestada define o crime de provocar incêndio em florestas, matas, demais formas de vegetação, pastagens, lavouras ou outras culturas, durante situação de emergência ambiental ou calamidade.

A pena fixada é de quatro a sete anos de prisão, mas pode chegar a dez anos se o incêndio provocar morte ou lesão corporal.

Na avaliação da PGR, os estados podem criar políticas públicas para prevenir e combater incêndios criminosos. A lei goiana, porém, atropelou a autonomia da União na instituição de um tipo penal, segundo o órgão.

Atualmente, a Lei de Crimes Ambientais pune o incêndio criminoso com penas de três a seis anos de prisão e multa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo