Mourão diz que Marinha e PF planejam ação em região invadida por garimpeiros

Imagens captadas pela organização Greenpeace mostram as embarcações formando correntes ao longo do leito do rio Madeira

Foto: Bruno Batista/VPR

Foto: Bruno Batista/VPR

Sustentabilidade

O vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou, nesta quinta-feira 25, que a Polícia Federal e a Marinha preparam uma ação para retirar centenas de embarcações de extração ilegal de ouro aglomeradas no Rio Madeira, no Amazonas, há mais de duas semanas.  

Imagens captadas pela organização Greenpeace mostram as embarcações formando correntes ao longo do leito do Rio, visando dificultar a fiscalização. 

Segundo Mourão, também presidente do Conselho da Amazônia, a ação verificará quais embarcações possuem licença para extração de minério e quais operam na ilegalidade.

“A Marinha tem que verificar qual é a questão, quem está ali na legalidade, qual é a embarcação legal. E o pessoal que está na ilegalidade vai ter a embarcação apreendida”, afirmou o vice-presidente.

Sobre as licenças, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, o Ipaam, afirmou em nota que as atividades de mineração não estão autorizadas na região. 

O Ministério Público Federal recomendou que órgão e autarquias estaduais e federais apresentem um plano de ação para retirar os garimpeiros da região em até 30 dias. 

Em nota, o MPF ratificou que a extração de ouro na região é irregular, não estando amparada por licença ambiental.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Repórter do site de CartaCapital

Compartilhar postagem