CartaExpressa
Lula comandará o Conselho sobre Mudança do Clima, anuncia Marina ao assumir o Meio Ambiente
O País também terá uma Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento
A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva (Rede-SP), assumiu o cargo formalmente nesta quarta-feira 4, durante cerimônia em Brasília.
Em seu discurso, ela anunciou a recriação da Secretaria Nacional de Mudança Climática e a formação, até março, da Autoridade Nacional de Segurança Climática. Também será criado um Conselho sobre Mudança do Clima, a ser comandado pelo presidente Lula (PT), com a participação de todos os ministérios, de representantes da sociedade civil, dos estados e dos municípios.
“O Conselho será o locus central da concertação e da pactuação das políticas brasileiras sobre mudança do clima e vai além da esfera federal”, afirmou Marina.
O País também terá uma Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial e Fundiário, anunciou a nova ministra.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Marina assume Meio Ambiente, repudia ‘boiada’ de Bolsonaro e quer reverter condição de ‘pária’ do Brasil
Por CartaCapital
Nunca se falou em intervenção nos preços dos combustíveis, diz indicado de Lula para a Petrobras
Por CartaCapital
Grupo antibombas da PF vai ao Palácio da Alvorada antes da mudança de Lula e Janja
Por Wendal Carmo



