CartaExpressa
Lula comandará o Conselho sobre Mudança do Clima, anuncia Marina ao assumir o Meio Ambiente
O País também terá uma Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento


A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva (Rede-SP), assumiu o cargo formalmente nesta quarta-feira 4, durante cerimônia em Brasília.
Em seu discurso, ela anunciou a recriação da Secretaria Nacional de Mudança Climática e a formação, até março, da Autoridade Nacional de Segurança Climática. Também será criado um Conselho sobre Mudança do Clima, a ser comandado pelo presidente Lula (PT), com a participação de todos os ministérios, de representantes da sociedade civil, dos estados e dos municípios.
“O Conselho será o locus central da concertação e da pactuação das políticas brasileiras sobre mudança do clima e vai além da esfera federal”, afirmou Marina.
O País também terá uma Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial e Fundiário, anunciou a nova ministra.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Marina assume Meio Ambiente, repudia ‘boiada’ de Bolsonaro e quer reverter condição de ‘pária’ do Brasil
Por CartaCapital
Nunca se falou em intervenção nos preços dos combustíveis, diz indicado de Lula para a Petrobras
Por CartaCapital
Grupo antibombas da PF vai ao Palácio da Alvorada antes da mudança de Lula e Janja
Por Wendal Carmo