Mundo
Colômbia decidiu não assinar novos contratos de exploração de petróleo, diz Petro na COP28
Um dos caminhos para financiar a transição energética no país, segundo o presidente, é o turismo
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou neste sábado 2 que o país decidiu não assinar novos contratos de exploração de carvão, petróleo e gás. A declaração foi concedida em um evento da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“Não significa que ficaremos sem petróleo, carvão e gás, já existem esses combustíveis em exploração e há muitos contratos de exploração em vigor. O que não queremos é que eles se expandam ainda mais”, ressaltou.
Um dos caminhos para financiar a transição energética na Colômbia, segundo ele, é o turismo. “É uma atividade em que o país, se nos ajudarem aqui, poderia conseguir um montante suficiente de divisas para, por exemplo, substituir toda a extração de carvão em primeiro lugar”, acrescentou.
Na COP 28, Petro fez outro anúncio, sem força legal, mas simbólico: o de que a Colômbia se unia ao Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis.
Trata-se do primeiro país não insular a aderir ao tratado, que surgiu em 2019 em um grupo de ilhas do Pacífico, da Ásia e do Caribe.
A Colômbia é a quarta potência petrolífera latino-americana, com cerca de um milhão de barris diários.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Brasil na Opep+ alertará produtores de petróleo sobre o fim dos combustíveis fósseis, diz Lula
Por CartaCapital
Lula: Financiamento climático não pode reproduzir o modelo excludente do FMI
Por CartaCapital
A carta do Papa Francisco para Lula na COP28, em Dubai
Por CartaCapital



