CartaExpressa
Tarcísio minimiza denúncia na ONU por violência policial: ‘tô nem aí’
Em evento, o governador negou que exista excessos nas ações das forças de segurança em operações da Baixada Santista


O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), minimizou a denúncia feita contra ele por entidades de Direitos Humanos na ONU. Além disso, negou que exista violência policial nas operações da PM paulista na Baixada Santista.
A declaração aconteceu durante evento do Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira 8.
“E parece que a gente quer que o Brasil realmente vire uma ‘máfia Estado’. Porque quando há esse enfrentamento: ‘oh meu Deus, puxa vida, estou enfrentando o crime’. E a gente vê cada bobagem do que é falado”, disse.
“Não, a gente está fazendo o que é correto. Nós vamos continuar fazendo o que é correto. Não tem bandido na polícia. E, quando tem, quando tem excesso, esse excesso vai ser punido exemplarmente. Tem muita tranquilidade com relação ao que está sendo feito. E aí, o pessoal pode ir na ONU, na Liga da Justiça, no ‘raio que o parta’ que eu tô nem aí“, completou.
A ação policial já deixou ao menos 39 mortos na região, a mais letal desde o massacre do Carandiru. No documento enviado pelas organizações de direitos humanos brasileiras à ONU, há depoimento dos moradores que inclui relatos de tortura e de outras formas de violência praticadas por agentes de segurança pública.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ação da PM no litoral paulista mata 30 e já é mais letal que a Operação Escudo
Por CartaCapital
Operação Escudo: Gabinete de segurança pública de São Paulo é transferido para Santos
Por Agência Brasil
Justiça de São Paulo recebe denúncia contra PMs por morte na Operação Escudo
Por CartaCapital