Sociedade
Quaest: 72% dos brasileiros são contra legalizar aborto, mas 84% não querem mulher presa
Pesquisa da Genial Investimentos apontou que só 15% afirmaram que a mulher que fizer um aborto deve ir para prisão


Uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest apontou que 72% dos brasileiros se manifestam de forma contrária à legalização do aborto, mas 84% dizem que a mulher que fizer um aborto não deve ser presa.
O estudo foi publicado neste sábado 23. De acordo com o levantamento, somente 25% disseram ser favoráveis à legalização do aborto, e 15% afirmaram que a mulher que fizer um aborto deve ser punida com a prisão.
Em publicação na rede social X, antigo Twitter, o presidente da Quaest, Felipe Nunes, escreveu que “o conservadorismo na sociedade é evidente na pesquisa, mas chama atenção a postura social no caso do aborto”. Nunes destacou o que chamou de “postura antipunitivista” na discussão.
A pesquisa vai ao ar dias após o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, ter dito que não pretende pautar “em curto prazo” o debate sobre o aborto entre os ministros da Corte.
O plenário começou a julgar em setembro deste ano uma ação protocolada pelo PSOL em 2017. A então ministra Rosa Weber, proferiu o primeiro voto, a favor da descriminalização do aborto, mas o julgamento foi suspenso porque Barroso pediu que o caso fosse retirado do plenário virtual e levado ao presencial.
Para o magistrado, o tema não está “amadurecido” e a sociedade “ainda não tem a exata consciência do que está sendo discutido”. A jornalistas, ele afirmou que “ser contra o aborto é diferente de achar que a mulher que precisou fazer [o aborto] deve ser presa”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

55% dos brasileiros são contrários a exibição de beijo gay em novelas, diz pesquisa
Por Victor Ohana
Barroso diz que não pautará aborto no STF ’em curto prazo’
Por Victor Ohana