O Procon-SP vai multar a distribuidora de energia elétrica Enel. No último mês vários consumidores relataram terem recebido a fatura das contas de energia com valores muito acima do esperado. Segundo o Procon, de 1 de junho a 7 de julho foram mais de 21 mil reclamações contra a empresa.
A concessionária de energia concordou em rever apenas as contas dos consumidores que registraram reclamação no Procon e afirmou que as denúncias serão analisadas por uma força-tarefa formada por especialistas da instituição. No entanto, a Enel não concordou em fazer o parcelamento automático das contas de todos os seus clientes.
Ainda de acordo com a Enel, para conseguir obter o parcelamento dos valores questionados, os consumidores deverão entrar em contato com a empresa, fazer o pedido e assinar uma confissão de dívida. Para o Procon-SP a prática é abusiva e, portanto, a Enem será multada.
Diante a negativa por parte da distribuidora de energia de abrir mão de aplicar um reajuste nos valores das contas, o Procon-SP encaminhou reclamação ao Ministério Público. De acordo com promotor de justiça e defesa do consumidor, o órgão irá se pronunciar até o final do mês.
A recomendação é para que os consumidores que não tenham obtido respostas satisfatórias por parte da empresa referente aos valores das contas de energia protocolem reclamação no site do Procon-SP.
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