Sociedade

Presidente da Casa de Rui Barbosa notifica cientista político que citou desmonte cultural do governo Bolsonaro

Em resposta, Cláudio Couto citou a destruição generalizada em diversas áreas da gestão federal

O cientista político Claudio Couto. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Letícia Dornelles, notificou o cientista político Cláudio Couto, que assina o blog Fora da Política não há salvação em CartaCapital, por críticas feitas à sua gestão durante participação em um jornal da GloboNews.

Na ocasião, Couto tratou da destruição generalizada em diversas áreas do governo do presidente Jair Bolsonaro, em que se trava a famigerada “Guerra Cultural”.

Pelo Twitter, Letícia, que bloqueou o cientista político na rede social, respondeu as críticas e anunciou que notificaria o responsável pelas declarações.

“Trabalho 12 horas por dia para produzir Cultura, modernizar, administrar [a] Fundação Casa de Rui Barbosa. Ligo a TV e professor [da] FGV, Claudio Couto, que não conhece nada da gestão, me difama na GloboNews, cita terceiros e diz que [a] ‘Casa está sendo destruída’. Cesar Tralli, por que não busca a verdade?”, questionou.

Na segunda-feira 27, Couto divulgou a notificação que pede uma retratação e apontou  o que o levou a concluir que o trabalho do governo federal no setor pode ser definido como um desmonte.

“Nem essa notificação a presidente da Casa Rui fez direito. Segundo ela, eu teria dito textualmente: ‘A Casa Rui Barbosa está sendo destruída’. Nota-se que essa pessoa desconhece o significado do termo ‘textualmente’, pois eu não disse isso textualmente. Vejamos o que eu disse: ‘É um desmonte e um ataque a tudo aquilo que tem a ver com cultura, com conhecimento, com coisas que o governo repele. A CAPES sendo atacada, a Casa de Rui Barbosa sendo atacada…'”, escreveu Couto em uma rede social.

“Mas vejamos porque esses ataques ocorrem. Há muitas notícias tratando da gestão da Casa Rui por ela – que diz que eu não entendo nada de gestão e ela trabalha 12 horas por dia. Sabemos que no desgoverno BolsoNero, trabalho demais é sempre pior, pois aumenta o estrago”, acrescentou o cientista político.

Na sequência, Couto, que é professor da Fundação Getúlio Vargas, publicou uma série de matérias com o histórico de Letícia à frente da fundação. Leia aqui.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo