CartaExpressa
Prefeitura de cidade mineira emite alerta máximo para risco de rompimento de barragem
Autoridades de Pará de Minas pedem que moradores de sete localidades deixem imediatamente suas casas


A prefeitura de Pará de Minas, no centro-oeste de Minas Gerais, emitiu um alerta máximo aos moradores da região da Usina do Carioca, pedindo que eles que deixem suas casas imediatamente devido ao alto risco de rompimento da barragem da hidrelétrica.
A mensagem foi emitida neste domingo 9 e menciona moradores das localidades de Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.
https://www.instagram.com/p/CYhqXFlrIVn/
No momento, prefeitura e Defesa Civil acompanham a movimentação da barragem após as intensas chuvas na região. Segundo o Corpo de Bombeiros, caso a barragem se rompa, o nível da água deve chegar a 60 metros de altura.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.