Justiça

Nova operação policial na Bahia deixa 6 mortos e 15 presos

A ação mira um grupo suspeito de assassinatos. Segundo dados do Anuário de Segurança Pública, a polícia baiana se tornou a mais letal do Brasil

Foto: Haeckel Dias/Polícia Civil
Apoie Siga-nos no

Uma operação policial na Bahia deixou seis mortos em Salvador e em Feira de Santana, nesta sexta-feira 22. De acordo com a polícia, eles faziam parte de um grupo criminoso suspeito de ser responsável pelo assassinato de 30 pessoas e teriam resistido à prisão.

Segundo a delegada Andréa Ribeiro, diretora da Polícia Civil, a operação “alcançou um ótimo resultado e não tem hora para acabar”. Na ação de hoje, 15 pessoas foram presas. 

Em decorrência da operação, cinco escolas municipais de Salvador estão fechadas, deixando 1.769 alunos sem aula. A sensação de insegurança no bairro de Águas Claras justificou o fechamento das unidades, segundo a prefeitura. 

Os presos foram encaminhados para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. O material apreendido – valores em espécie e armas, por exemplo – chegou ao Departamento de Polícia Técnica.

Violência policial na Bahia

A Bahia vive uma onda de violência nos últimos meses. Operações policiais em série têm resultado em mortes, como a desta sexta. 

No estado governado por Jerônimo Rodrigues (PT), operações realizadas entre o fim de julho e a primeira semana de agosto resultaram em 30 mortes em supostos confrontos com policiais. No início de setembro, outra operação em Salvador deixou 11 mortos.

Já na última sexta-feira 15, uma ação conduzida por policiais civis, militares e federais aconteceu no momento em que integrantes de uma facção começaram um confronto com um grupo rival. A ação resultou na morte de um policial federal e de quatro suspeitos.

Em julho, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 mostraram que, pela primeira vez, a polícia da Bahia “superou” a do Rio de Janeiro, tornando-se a mais letal do Brasil

No ano passado, quando o estado ainda era governado por Rui Costa (PT), as polícias da Bahia foram responsáveis por 1.464 mortes em intervenções. O número representa 22,7% das 6.430 mortes causadas por policiais no País em 2022. Entre 2015 e 2022, as mortes desse tipo cresceram 313%. Ao contrário dos demais estados, a Bahia não informa o número de policiais mortos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo