Sociedade

Lula condecora Padre Júlio Lancellotti com medalha da Ordem do Ministério da Justiça

A homenagem ocorre poucos dias depois do religioso ser alvo de nova ameaça

Lula condecora Padre Júlio Lancellotti com medalha da Ordem do Ministério da Justiça
Lula condecora Padre Júlio Lancellotti com medalha da Ordem do Ministério da Justiça
Créditos: Henrique de Campos Créditos: Henrique de Campos
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) condecorou, nesta terça-feira 29, o Padre Júlio Lancelloti com a medalha da Ordem do Ministério da Justiça. A homenagem foi publicada no Diário Oficial e busca agraciar a longa trajetória do religioso em defesa da população em situação de rua. Padre Júlio tem 74 anos e é pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, na zona leste de São Paulo.

A Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública é concedida a pessoas que tenham prestado serviços notáveis à pasta ou órgãos vinculados.

Recentemente, o trabalho do Padre Júlio Lancellotti no combate à aporofobia foi citado em um trecho da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que proibiu a remoção forçada de pessoas em situação de rua e o recolhimento de seus bens. A decisão foi confirmada em plenário e também barra a chamada arquitetura hostil, outra dos temas combatidos por Lancelloti.

A homenagem ocorre também poucos dias depois do religioso ser alvo de nova ameaça. No domingo 27, Padre Júlio recebeu um bilhete com xingamentos e a promessa de que ‘seu reinado’ estaria próximo ao fim.

“Padreco de merda, pensa que aki [sic] é partido político. Defensor dos direitos dos bandidos. Petista vagabundo. Usa o povo para te favorecer. Seu dia de reinado aki [sic] vai acabar. Pode esperar”, dizia o papel deixado na grade da igreja.

Ele levou o caso à Polícia. Mais tarde, um homem de 72 anos foi identificado como autor, prestou depoimento e negou intenção de fazer mal ao Padre.

Essa não foi a primeira vez que Padre Júlio Lancelloti recebeu ameaças ou foi ofendido por sua atuação em prol da população em situação de rua. Ele já venceu processos por danos morais de figuras da extrema-direita como Jair Bolsonaro, Luciano Hang e Mamãe Falei.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo