Justiça
Justiça torna réus 2 policiais da Rota pela morte de homem no litoral de São Paulo
Segundo promotores, as circunstâncias indicam ‘a alteração da cena dos fatos, consistentes em simular um confronto com a vítima e o encontro de um fuzil’
A Justiça de São Paulo tornou réus dois policiais militares da Rota pela morte de um homem durante a Operação Verão, em Santos, em fevereiro deste ano.
A denúncia, oferecida pelo Ministério Público paulista, foi aceita pela Vara do Júri e das Execuções Criminais da Comarca de Santos.
O caso se refere à morte de Allan de Morais Santos, de 36 anos, que estava em um carro quando foi seguido e cercado por viaturas da Rota. O homem morreu ao levar pelo menos seis tiros, entre disparos de pistola e fuzil.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, os réus são o tenente Diogo Souza Maia e o cabo Glauco Costa.
A denúncia se baseia nas imagens das câmeras dos PMs, que foram bloqueadas no decorrer da abordagem. Os agentes chegaram a ficar de costas para a cena do crime, omitindo o momento em que armas e cápsulas foram utilizadas. Também não há o registro do instante em que Allan foi alvejado — as imagens não provam, portanto, que ele estaria com uma arma em punho.
Segundo os promotores, as circunstâncias do caso “indicam a alteração da cena dos fatos, consistentes em simular um confronto com a vítima e o encontro de um fuzil”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O que diz o ouvidor das Polícias após a morte de estudante de medicina
Por Ana Luiza Basilio
Tarcísio anuncia consulta pública para privatizar balsas em SP
Por CartaCapital
Tarcísio sai em defesa de Bolsonaro e fala em ‘narrativa’ após indiciamento da PF
Por CartaCapital



